Home / Uncategorized / Melhores plantas resistentes

Melhores plantas resistentes

Close-up of hands holding vibrant yellow daisies, showcasing natural beauty and floral pattern.

plantas resistentes10

para1

Comprar uma casa com jardim e desfrutar de um belo e exuberante espaço com flores e plantas é um prazer para os sentidos, não é mesmo? No entanto, algumas espécies exigem cuidados e atenção que nem sempre podemos dar a elas. Pode ser por falta de tempo, porque não somos bons em jardinagem ou porque não temos conhecimento suficiente.

Seja como for, você não precisa mais abrir mão de ter um belo local com flores e belas folhagens. Para te ajudar nessa missão, nós resolvemos listar 16 plantas para jardim, incluindo algumas sugestões de plantas com flores, que são capazes de resistir ao sol escaldante e ao frio do inverno e continuar a crescer esplendidamente.

Navegue pelo conteúdo:

1. Samambaias (Pteridium aquilinum)

imagem que ilustra uma samambaia em um vaso pendurada
Samambaia, uma planta que pode ser pendente

Começamos com a indicação de uma das mais famosas plantas do Brasil. Quem é que não conhece uma samambaia? Portanto, se você está com a ideia de investir em plantas para o seu jardim, as samambaias são perfeitas para plantar em ambientes que não recebem tanta luz solar direta, como jardins de inverno e quintais com muita sombra.

2. Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

Foto da planta Espada de São Jorge, com folhas verdes e pontiagudas, em diferentes vasos e tamanhos.
Considerada uma das plantas mais fáceis de cuidar, a Espada de São Jorge merece um lugar no seu jardim.

Outra planta super conhecida no território brasileiro é a Espada de São Jorge. Essa planta ficou conhecida devido algumas crenças em relação ao seu poder de proteção e também por ser uma espécie que não necessita de cuidados diários. 

Considerada por muitas pessoas como um grande amuleto de proteção, a Espada de São Jorge não pode ficar de fora da lista de plantas para jardim, já que é uma planta perfeita para decoração e não precisa ser regada com frequência. O que sugerimos é que você, sempre que possível, sinta a umidade da terra. Se não estiver úmida, coloque um pouco de água e verifique novamente seu estado depois de alguns dias.

No inverno, é importante diminuir a quantidade de água, com um espaço de tempo de 20 dias entre uma rega e outra.

3. Moreias (Muraenidae)

Imagem de um imenso jardim com uma grande plantação de moreias, uma planta verde que cresce em formato de várias tiras verticais.
Entre as plantas de jardim resistentes, destaque para a moreia.

A moreia é perfeita para plantar em pequenos jardins e espaços como varandas de apartamentos. Ela é uma planta considerada bastante resistente e perfeita para ambientes externos. 

Outra vantagem da moreia é que ela floresce várias vezes ao ano e, apesar de preferir um clima moderado, se adapta facilmente ao clima frio, ao calor e à chuva. Fica linda em canteiros. É uma planta que prefere o sol pleno, mas também se desenvolve em meia sombra.

4. Orelha-de-elefante (Colocasia gigantea)

Imagem da planta para jardim orelha-de-elefante
A orelha-de-elefante é bem grande, por isso é importante reservar bastante espaço para ela na hora de plantar.

Se você prefere as plantas maiores, com certeza vai se apaixonar pela orelha-de-elefante. Essa planta é tropical e alcança quase 3 metros de altura, exibindo folhas grandes, pontudas e que parecem verdadeiras orelhas-de-elefante.

Para o cuidado de uma planta como essa, sugerimos que ela seja cultivada a pleno sol ou no máximo meia sombra, pois é uma planta de clima temperado, subtropical e tropical. A orelha-de-elefante não se adapta muito bem durante o inverno e não tolera geadas – por isso, atente-se para o clima na sua cidade. 

Se você for plantá-la em solo firme, o mesmo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido levemente úmido. 

5. Babosa (Aloe Vera)

Imagem de planta barbosa totalmente verde. A imagem está focada na planta babosa, revelando detalhes de sua forma.
Outra planta fácil de cuidar é a Babosa, muito encontrada nos jardins do país.

A Babosa também é outra espécie de plantas para jardim bem popular no Brasil e no mundo, principalmente em assuntos relacionados à medicina natural. Inclusive, é possível extrair o gel da babosa para fazer hidratação no cabelo! Para isso, basta abrir a folha com cuidado e retirar o gel que ela retém dentro.  

Essa planta se desenvolve em qualquer tipo de solo, mas se adapta melhor aos terrenos leves e arenosos. Suas folhas são verdes, grossas, suculentas e medem de 30 a 60 centímetros de comprimento, com flores vistosas de tonalidade branca e amarelada.

É uma planta que não exige muitos cuidados de manutenção e também não precisa de muita água. 

Leia também: Guia completo de como plantar suculentas

6. Planta jade (Crássula Ovata)

Imagem da planta Jade plantada diretamente no solo de um jardim. Na imagem é possível ver que a planta é pequena com folhagem verde.
Por ser uma planta resistente, jade é uma boa opção para quem gosta de suculentas.

A planta jade é um tipo de suculenta que possui folhas bem carnudas e arredondadas, sempre na cor verde, assim como a pedra jade. 

É considerada uma planta resistente, mas precisa de alguns cuidados para ela crescer e permanecer linda durante mais tempo. Pode plantar em áreas internas e externas, adoram a luz do sol, mas não se adaptam a um solo encharcado – e a falta de água pode causar o ressecamento e a queda das folhas. 

Os melhores períodos para a fertilização acontecem durante o verão e a primavera.

7. Hera (hélice de Hedera)

A imagem é completa com a planta hera, uma planta totalmente verde e perfeita para o jardim.
Hera é mais uma opção de planta fácil de cuidar. Por isso, aproveite para plantá-la no seu jardim.

Se você quer uma trepadeira para cobrir uma parede ou uma treliça em seu jardim, a hera é uma alternativa a considerar porque, além de ter folhas bonitas, brilhantes e de um verde intenso, é muito fácil de cuidar.

E como é uma planta perene, permanecerá ótima durante todo o ano. A única coisa que você terá que fazer é monitorar seu crescimento e podá-la de vez em quando – caso contrário, pode ficar fora de controle.

8. Íris Azul (Iris germanica)

Imagem de uma planta Iris Azul, a planta tem pétalas na cor violeta e folhagem verde.
A íris azul é ideal para quem procura por flores fáceis de cuidar.

Com grandes flores roxas ou violetas (apesar do nome), esta planta é perfeita se a jardinagem não é o seu forte, mas, ainda assim, você não quer abrir mão de ter um jardim bonito e colorido.

A íris azul, ou também conhecida como falsa-íris, floresce na primavera e no verão, iluminando qualquer canto onde você o colocar, seja diretamente no solo ou em um vaso. Na hora de plantar, não precisa de um substrato especial (qualquer um serve) e suporta as condições mais extremas. Uma espécie mais do que interessante.

9. Jasmim chinês ou falso jasmim (Trachelospermum jasminoides)

Imagem de uma planta jasmim com pétalas brancas e um fundo desfocado.
O falso jasmim é lindo e pode agregar um toque de flor aos ambientes.

Do vasto universo de trepadeiras floridas que existem, o falso jasmim tem algo especial. Suas pequenas flores brancas são verdadeiros elementos de decoração e, além disso, exalam um aroma muito agradável. E o melhor é que é uma planta muito forte e resistente, que crescerá sem problemas em qualquer solo, mesmo que você não a regue regularmente.

10. Cravo (Dianthus caryophyllus)

Imagem da planta cravo com pétalas rosas com branca e o fundo desfocado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *